domingo, 26 de fevereiro de 2017

Tetraedro ,Octaedro, Dodecaedro e Icosaedro

Tetraedro
1º Passo
POLYGON > EDGE > 0,0 > 1,0
VPOINT > selecionar as seguintes opções:


2º Passo
VIEW > XRAY
REGION > selecionar o triângulo
Copiar faces para ficar com o aspeto da imagem seguinte:


Mudar plano: UCS >  3P > ponto médio, ponto à direita e @0,0,100



3º Passo
CIRCLE > pontos centro e tangente
UCS > WORLD (voltar ao sistema de eixos original)
UCS >  3P > ponto médio, ponto à esquerda e @0,0,100
CIRCLE > pontos centro e tangente



4º Passo
ARRAYCLASSIC > selecionar as seguintes opções:


Resultado final


Octaedro
1º Passo
Construir um quadrado, a seguir fazer circunferências da forma a obter o vértice superior.
Desenhar o triângulo , que será uma das faces , com 3DPOLY.
De seguida ARRAYCLASSIC > selecionar as seguintes opções:

2º Passo
UCS > X > 90
MIRROR > select all > aresta que servirá de charneira

Resultado final


Dodecaedro
1º Passo
POLYGON > 5 > E > 0,0 > 1,0
VPOINT > 225 e 30º
MIRROR > obter 3 faces


2º Passo
LINE > PER > PONTO DE ROTAÇÃO
UCS > 3P
CIRCLE
UCS >W
UCS > 3P
CIRCLE
ALIGN

3º Passo
Apagar tudo excepto a base e a face que foi rodada.
VIEW > XRAY


4º Passo
ARRAYCLASSIC > selecionar as seguintes opções:


4º Passo
Duplicar o objeto.

Usar o comando ALIGNE para juntar os 2 objetos.

Resultado final

Icosaedro
1º Passo
POLYGON > 5 > E > 0,0 > 1,0
VPOINT > 225 e 30º
POLYGON > 3 > E > 0,0 > 1,0
UCS > 3P
3DPOLY
Apagar o resto.


2º Passo
ARRAYCLASSIC > 5 faces e o centro o vértice superior

UCS > 3P
Apagar 1 face.
Repetir o ARRAYCLASSIC.

Aspeto no final da aula

Sem comentários:

Enviar um comentário