sábado, 11 de março de 2017

Parabolóides

Hiperbólico


1º Passo
Desenhar 2 circunferências:
CIRCLE > 0,0 > 1
CIRCLE > 0,0 > 3

Inserir LINE > NEAR > ponto da circunferência exterior > TAN > circunferência interior
Comando EXTEND para prolongar a linha até à circunferência exterior


2º Passo
Inserir -VPOINT > 1,-1,1


3º Passo
LINE > ponto da circunferência exterior > .XY > 10 


4º Passo
Copiar o circulo maior e a geratriz.
Comando ARRAYCLASSIC e selecionar as seguintes opções:


5º Passo
Nos objetos copiados:
LINE > centro da circunferência > @0,0,10


6º Passo
SURFTAB1 > 180
REVSURF > geratriz > eixo > 0 > 360
VIEW > CENCEPTUAL


7º Passo
Mudar o novo objeto para amarelo.
Mudar a cor da layer 0 para vermelho.
Por fim copiar a malha de uma parabolóide para cima da outra.

Resultado Final

Parabolóide

1º Passo
BOX > 0,0 > @5,3,2
-VPOINT > 1,-1,1


2º Passo
Fazer EXPLODE duas vezes para ficar só com linhas.
Com o comando LINE desenhar 4 diagonais no espaço como na figura seguinte.


3º Passo
Copiar o conjunto 2x para o lado.
Criar novas layers: "edgesurf", "rulesurf" e "rigorosa".



4º Passo
Na primeira caixa aplicar o comando EDGESURF > selecionar as linhas por ordem.
Na segunda caixa aplicar o comando RULESURF > selecionar as linhas por ordem.
Na terceira caixa:
DIVIDE > selecionar as diagonais > 6
PDMODE > 35
PDDTYPE (para escolher a representação do ponto).


5º Passo
Com o comando LINE conectar todos os pontos de forma a criar uma malha.
ERASE > 'FILTER > selecionar as opções da imagem seguinte


6º Passo
UCS > 3P > diagonal do rectângulo
SPLINE > pontos da malha que criamos


Resultado Final

Sem comentários:

Enviar um comentário